Durante alguns anos o mercado de automação comercial “surfou” a onda doECF(Emissor de Cupom Fiscal). Milhares de aplicativos, revendas, fabricantes, serviços, muita coisa foi criada e estruturada para atender todas as demandas do ECF(Emissor de Cupom Fiscal).
Desde a chegada do NFC-e (Nota fiscal eletronica ao consumidor) muitas empresas desapareceram do mapa, algumas estão se reinventando, outras ainda não sabem o que fazer. O Mercado está se reinventando.
A mudança de legislação do ECF para NFC-e pode ser mais impactante do que a própria criação do ECF, digo isso, pois temos um mercado mais maduro com um parque grande a ser substituido, além do novo mercado a ser instalado, que antes não tinha obrigatoriedade no uso do ECF, tudo isso torna mais desafiador implementar o NFC-e.
Considerando a legislação de São Paulo que tem a obrigatoriedade do SAT Fiscal, equipamento que possibilita conexão on-line com o Fisco, o mercado tem um desafio adicional em deixar todos os sistemas de automação comercial preparados para atender essa nova demanda.
Na minha opinião a legislação veio pela primeira vez para ajudar o mercado e trazer mais inovação.
Quem ganha com essa mudança ? O varejo, que terá disponível mais tecnologia no ponto de venda, com novos formatos de sistemas para atender o varejo, e as empresas de automação comercial que sempre buscão a inovação, agora elas podem levar algo diferente para os varejistas, algo além dos sistemas tradicionais e fixos que eram muito travados por conta do ECF.
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